Princípios Organizacionais da Zero Fósseis

Como organizamos e trabalhamos juntos para construir o poder das pessoas para criar um mundo Zero Fósseis.

Pedimos para que qualquer grupo que deseja se afiliar à rede Zero Fósseis ou usar a marca ou o nome Zero Fósseis (Fossil Free) leia, entenda e procure incorporar esses princípios organizacionais e comunicá-los aos membros do grupo.

Leia e concorde

Nós somos um movimento global que trabalha para enfrentar a crise climática. Somos cidadãs e cidadãos globais que se organizam para transformar comunidades locais. Atuando de forma solidária em diversos continentes e línguas, formamos uma rede global poderosa, unida por nossa humanidade comum e por nosso comprometimento em solucionar a crise climática.

Lutamos para construir um movimento inclusivo e empoderador. Do âmbito local ao internacional, estamos abertos e receptivos a novas ideias e iniciativas, a incentivar a participação ampla e a tomada de decisões coletiva em todos os níveis organizacionais, e a empoderar novos líderes. Trabalhamos com uma diversidade de grupos e indivíduos – de entidades religiosas a líderes de negócios, escolas e outros setores da sociedade –, pois precisamos urgentemente de ideais e do comprometimento de todos para gerarmos a mudança que tanto necessitamos. Os relacionamentos que construímos uns com os outros e com grupos parceiros, a liderança que desenvolvemos e as histórias que contamos são a substância que molda nosso poder coletivo – isso é chave na forma como provocamos mudanças.

Nós trabalhamos em uma convergência de movimentos, tendo a justiça como núcleo fundamental. Reconhecemos as relações entre questões de justiça climática, justiça econômica, justiça racial, igualdade de gênero, direitos trabalhistas, entre outras, e lutamos para construir um movimento que trabalhe por causas comuns, juntamente com aliados, de modo a gerar um impacto compartilhável.

Somos solidários às comunidades mais impactadas pela mudança climática e pelos combustíveis fósseis. Muitas delas, devido a desigualdades históricas, são as menos protegidas e as que mais sofrem. Apoiamos suas demandas por sobrevivência, bem como os direitos das gerações futuras.

Para muito além da conversa, estamos comprometidos com ações reais. O que nos sustenta é o brilhantismo coletivo, e não as personalidades individuais. Não há lugar para egos inflados em nossa atuação, e dizemos “sim” o máximo possível (sempre respeitando nossos limites). Dedicamos total empenho para sermos flexíveis e ágeis, fazendo muito com poucos recursos e com foco absoluto na realização de ações que sirvam às nossas comunidades.

Nós pensamos e agimos conforme cada problema. Pensar grande e com ambição é a maneira pela qual inspiramos as pessoas a se envolverem e a agirem com a urgência necessária.

A criatividade é a pedra de toque de nosso trabalho. Por meio de símbolos, arte e ações criativas, ajudamos a visualizar os problemas e as soluções da mudança climática. Modos criativos de comunicação normalmente falam de forma mais direta aos nossos corações e nos proporcionam um excelente lembrete daquilo pelo que lutamos para proteger.

Como organizadoras e organizadores, nós nos conectamos tanto com nosso cérebro quanto com o nosso coração e a nossa alma. A crise climática é uma questão ética. Agir de forma significativa implica um peso moral para o nosso trabalho e aprofunda nosso comprometimento com a causa e com os demais. Por meio dessa conexão, estamos mais bem capacitados para lidar com nosso planeta, que está mudando dramaticamente, e para imaginar o mundo que queremos construir.

Não vale a pena participar de qualquer movimento que não seja divertido. Nós dançamos, cantamos, comemos, brincamos e contamos piadas, sempre juntos, porque isso eleva nossos espíritos, nos traz esperança e nos mantêm motivados para os diversos desafios (e vitórias) que nos esperam mais à frente na estrada rumo a um futuro sustentável de energia limpa.

Nós usamos a tecnologia de forma criativa, como apoio às nossas atividades no mundo real. Reconhecemos que a tecnologia não é um substituto para relacionamentos reais ou para técnicas consagradas de organização. Contudo, ela nos permite ver, entender e agir em solidariedade com nossos irmãos e irmãs que enfrentam a mudança climática ao redor do mundo. Nós somos uma comunidade conectada pela tecnologia.

Não somos especialistas, mas sabemos o suficiente sobre crise climática e sobre a indústria de combustíveis fósseis para poder dizer a verdade. Buscamos o máximo de atualização em relação aos assuntos da ciência, da economia e da política, mas também sabemos que não precisamos conhecer todo e cada pedacinho de informação para que possamos defender nosso futuro. Dizer a verdade em relação à ciência e à injustiça é nossa responsabilidade e nossa estratégia mais eficaz.

Embora a ciência seja importante, são as histórias que tornam nosso movimento poderoso e humano. Todos temos relatos contundentes e nos comunicamos por meio deles para ganharmos a cobertura da mídia de massa, multiplicarmos nosso movimento e reafirmarmos nossa humanidade comum. Independentemente se for uma pessoa corajosa protestando de forma solitária no Iraque, uma comunidade se unindo para interromper a exploração de uma usina de carvão no Quênia ou um fraturamento hidráulico (fracking) no Brasil: o compartilhar de cada uma dessas histórias inspira o nosso movimento.

Nós usamos meios não violentos para alcançar a mudança. Estamos comprometidos com a não violência, inspirados no espírito de Gandhi, Martin Luther King Jr. e de outros movimentos pacíficos que vieram antes de nós. Sem violência e sem danos à propriedade. Diante da crise climática, da extração de combustíveis fósseis e das práticas repressivas de governos e de grandes empresas que lucram com isso, enxergamos a não violência estratégica como o meio mais eficaz para criar um mundo justo e saudável.

Inscreva-se

Princípios Organizacionais Zero Fósseis

Como representante do meu grupo, reconheço que lemos, entendemos e concordamos em incorporar os princípios organizacionais Zero Fósseis na forma como organizamos localmente e solidariamente com os demais no mundo inteiro para criar um mundo livre dos combustíveis fósseis.

Inscreva-se:

Olá !

Guardamos as suas informações de contato da última vez que você esteve por aqui. Por favor, clique no botão abaixo para continuar.

Não é ? Log out

Ao tomar essa ação, você está concordando com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição quando quiser.

Ao tomar essa ação, você está concordando com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição quando quiser.

FacebookTwitter