Zero Fósseis – Reivindicação nº 2

Nenhum novo projeto de combustíveis fósseis Em nenhum lugar.

Por meio de legislações locais e da construção de resistências comunitárias, vamos parar e proibir qualquer novo projeto relacionado ao gás, ao carvão e ao petróleo.

Acabar com as mudanças climáticas significa manter as reservas de combustíveis fósseis no subsolo. Em outras palavras: parar a construção de novas infraestruturas para a exploração de gás, carvão e petróleo e proibir futuros projetos relacionados aos combustíveis fósseis até 2020. Se você estiver em um buraco, pare de cavar.

Você pode dar início a uma campanha ou participar de alguma já existente em que possa dedicar seu tempo a iniciativas para proibir novos projetos de combustíveis fósseis. Pode ser uma proibição em relação a novos projetos de qualquer tipo ou então uma dedicação com foco mais específico na exploração, na extração, no transporte e na geração – ou mesmo no uso de recursos naturais, como a água, em projetos relacionados aos combustíveis fósseis.

Parar a infraestrutura dos combustíveis fósseis por meio de resistência comunitária.

Em todo o mundo, comunidades estão resistindo à implementação de novos projetos relacionados aos combustíveis fósseis – e travando-os – não importa se estamos falando de fracking, gás, carvão ou petróleo. Confira o mapa que mostra a localização das lutas comunitárias perto de você e envolva-se – basta uma comunidade se erguer para interromper esses projetos!

Muitas dessas batalhas lideradas por comunidades talvez ainda não estejam no mapa da campanha Zero Fósseis. A melhor forma de saber mais sobre esses grupos é reunir amigos e traçar um plano para descobrir o que está acontecendo no subsolo de sua região.

Comece agora!

Proibir qualquer novo projeto de combustíveis fósseis com uma resolução local.

Inicie ou participe de uma campanha no lugar onde você vive para proibir novos projetos de combustíveis fósseis. Pode ser uma proibição em relação a novos projetos de qualquer tipo ou então uma dedicação com foco mais específico na exploração, na extração, no transporte e na geração – ou mesmo no uso de recursos naturais, como a água, em projetos relacionados aos combustíveis fósseis.

Toda e qualquer mobilização ajuda a elevar o entusiasmo desse movimento e a corroer a habilidade de operação e expansão da indústria. Ao gerar participação popular em apoio às proibições, cada campanha também ajuda a fortalecer o debate público e a consciência em relação à inevitável revolução energética que está ocorrendo.

Comece agora!

Vitória!

Peruíbe (SP), Brasil.

Em janeiro de 2018, a resistência comunitária da cidade de Peruíbe, no estado de São Paulo, conseguiu paralisar a instalação de uma das maiores usinas termelétricas movidas a gás e proibir o desenvolvimento de projetos semelhantes no futuro. Veja mais

Photo: 350 Brasil

Perguntas frequentes

As cidades têm autoridade para banir projetos de combustíveis fósseis? O que acontece com projetos que ultrapassam fronteiras e atingem localidades diferentes?

Isso depende do país e região onde você vive. Se sua cidade possui autoridade legal para realizar proibições, ótimo – é hora de fazer acontecer! Nos locais em que o poder municipal não possui autoridade legal, existem outras formas de criar obstáculos para os projetos de combustíveis fósseis, como a proibição do uso da água no processo de extração ou do transporte de combustíveis em caminhões. Há muitas soluções criativas. Mesmo uma resolução simbólica tem o potencial de se tornar um poderoso marco que pode contribuir para o engajamento de áreas vizinhas, ampliando o apoio popular dessa proibição em nível regional e nacional.

No caso da proibição de projetos que atingem diferentes localidades, tais como oleodutos, a mobilização não diz respeito tanto a resoluções de governos municipais específicos. Nesses casos, as vozes de quem vive nos locais afetados por esses projetos importam mais para definir o que vai acontecer com um determinado projeto.

Como se aprova uma proibição ou resolução local?

Novamente, isso depende de como os governos e instituições de sua região funcionam. Para que uma resolução oficial ou proibição tenha efeito, em algum momento você e seu grupo terão que persuadir políticos a apresentarem propostas, votarem de determinada maneira ou então proporem resoluções ou proibições. Aqui

você encontra mais informações sobre como mobilizar os agentes políticos. Se você vive em um lugar onde os políticos se opõem aos seus esforços, outra opção seria, inicialmente, deixar de lado a meta de uma resolução/proibição oficial e trabalhar para educar e realizar enquetes junto à população, de modo a declarar sua região Zero Fósseis. A partir dessa mobilização, você pode atuar junto aos governos para tornar oficiais essas posições (saiba mais sobre pesquisas de opinião e estratégias de declaração).

Como faço para começar?

Se você é novo nesse tipo de movimento e mobilização, primeiro, verifique nomapase já existem outros grupos Zero Fósseis ou campanhas na região onde você vive. Se não houver nenhum, realize um evento e convide amigos, vizinhos e outros grupos que possam ser estratégicos para o trabalho. Discutam sobre a formação de um grupo de campanha. Aqui você encontra um guia geral de campanha</aeaqui alguns recursos para realizar esse tipo de evento.

Se você já faz parte de um grupo ativo em questões semelhantes, realize um encontro para discutir que tipo de campanha local poderia ser feita para proibir os combustíveis fósseis. Você pode conferir alguns recursosque podem ser úteis na sua atuação.  Não se esqueça de registrar sua campanha no mapa Zero Fósseis.

É arriscado desafiar as empresas de combustíveis fósseis e seus projetos?

Dependendo de onde você vive, é possível que haja riscos realmente sérios associados a desafiar esses interesses corporativos. As empresas de combustíveis fósseis não são sujas apenas no que se refere a como desenvolvem seus produtos – elas também usam táticas sujas, como corrupção e, às vezes, inclusive atitudes violentas. Se você vive em um lugar onde ativistas podem ser perseguidos e atacados, encorajamos que tome o máximo de cuidado ao planejar e executar seus esforços. Aqui você encontra algumas instruções básicas de segurança.

Onde eu moro não há propostas de novos projetos de combustíveis fósseis. Mesmo assim, devo atuar para uma proibição?

Talvez. Uma mensagem poderosa pode ser transmitida se, de cidade em cidade, ao redor do mundo, aprovarmos proibições de novos projetos de combustíveis fósseis – ainda que elas sejam essencialmente simbólicas. Dito isso, se não há de fato qualquer risco de novos projetos serem desenvolvidos onde você vive, talvez seja melhor focar seus esforços em reivindicar energia 100% livre e renovável para todos, garantindo que governos locais e outras instituições sejam desinvestidas de combustíveis fósseis, ou, então, envolvendo-se em outras opções abordadas neste site. A combinação desses esforços é importante para enfrentar o poder dessa indústria e criar um mundo livre de combustíveis fósseis. Você pode escolher a opção de mobilização que tenha o maior impacto positivo e que gere a maior participação da população de sua região.

Em relação às pessoas que trabalham para as empresas de combustíveis fósseis: essa mobilização pode afetar seus empregos e modos de vida?

É exatamente por isso que estamos exigindo uma transição justa para que se possa ter energia 100% livre e renovável para todos. Leia mais aqui sobre como garantimos que essa transição seja justa e cuidadosa com todas as pessoas, mesmo quando desativamos fontes sujas de energia ao redor do planeta.

FacebookTwitter